09 janeiro 2011

Moda folk e a influência cigana

Todos os direitos reservados ao We Heart It


   Olá blogueiras! Como estão? A postagem de hoje demorou mas veio, e agora, IMPORTANTE, aos sábados.
   Hoje falaremos de uma moda que apareceu ainda timidamente no verão europeu, mas que está ganhando forças e tem tudo para continuar em 2011. É a influência cigana, uma nuance do estilo folk, que tem como principais características suas cores vivas; estampas exóticas (muitas vezes animais) que remetem principalmente à África e à Ásia, que dão origem ao estilo; os tecidos leves adequados ao calor; a notável aplicação de franjas em botas e bolsas; a utilização de acessórios em ouro e ouro velho (ou que imitem ambos), adereços criados à mão com traços fortes, miçangas extravagantes, pingentes em tecidos, etc...
   O país que mais influencia essa nuance é a Índia, de onde se originam todos os povos ciganos. Por isso, é visível a presença de vestidos que lembrem os famosos sáris; saias longas e bastante ornamentadas; blusas de mangas longas, porém de tecidos leves e delicados.
  Nos pés a simplicidade reina: sandálias rasteiras adequadas para percorrer quilômetros (assim como os rom, ciganos, em suas migrações), ou botas de cano longo, com franjas especialmente.
DICAS:
   É importante ressaltar que há na moda folk um pouco do estilo dos anos 70, tipicamente hippie, que pode ser confundido em alguns casos com o cigano. São influências diferentes, entretanto, se bem escolhidas peças de ambas, podem ir bem juntas.
   A influência cigana não implica tanto em combinações. Pode abusar na mistura de estampas e cores (desde que sejam étnicas) e no uso de acessórios.





1. Boat People from Lookbook.nu: manga morcego e longa do vestido com a estampa totalmente étnica poderiam representar sozinhas características do estilo. Acrescidos ao lenço e à rasteirinha de três tiras.
2. Ina from Lookbook.nu: Adorei o estilo dessa menina! O headband é extremamente adequado, assim como a blusa com estampas vivas e as mangas trabalhadas. Pra deixar o visual com um ar mais moderno e despojado ela, inteligentemente, acrescentou o short desfiado nas pontas, o colete e a sandália alto, ainda que seja folk, dá um ar mais arrumadinho, descolado.
3. Alpinegypsy from Lookbook.nu: Segue a linha do primeiro, agora com estampa floral, que é a cara do verão e uma bota de couro na cor caramelo.
4. Hannah S. from Lookbook.nu: Preciso dizer que ela é a representação perfeita do estilo cigano? A flor azul no cabelo (e que linda!), o vestido com várias camadas de estampas e o colete preto, que é a típica peça curinga feita para dar o ar da graça.
5. Frederica from Lookbook.nu: Ressalto aqui os acessórios: o lenço na cabeça, os anéis e pulseiras e a trança, que além de ser o penteado com a cara deste verão é demasiadamente étnica.

   Vale lembrar que os acessórios são os complementos essenciais do estilo. Sabem aqueles anéis enormes, de pedras ou de animais, que deram o que falar? Então, acessórios como eles. Grandes, que não têm medo de aparecer! Pulseiras, braceletes, faixas de cabelo, lenços, bolsas e até coisas customizadas com fuxicos, que seguem essa linha meio "brega simples".



   Prontas para aderirem esta moda? Espero que sim!
Beijinhos!

Cause I'm a gypsy, are you coming with me?

0 comentários: