18 março 2012

Faculdades e seus cursos - Educação Física


Olá pessoal! Como vocês estão? Hoje é domingo, logo teremos a coluna Faculdades e seus cursos. O curso escolhido dessa vez é: Educação Física! Muitos pensam que fazer Educação Física é só esportes, atividades recreativas. Mas estão muito enganados, durante o curso se aprende muito sobre biologia (anatomia, fisiologia, ortopedia), estatística, administração e economia! Agora, se você pretende dar aula, mais uma vez é necessário fazer Licenciatura. O que eu posso fazer depois que me formar? Você pode dar aula; ser personal trainer, auxiliar idosos, gestantes, cardíacos e adultos e crianças deficiente nas atividades que beneficiam a saúde; orientar pessoas ou equipes em competições ou treinamentos; recreação; gerenciar, desenvolver projetos sociais para inclusão esportiva; turismo ecológico (atividades ao ar livre, caminhadas em montanhas, exploração de cavernas...). O mercado de trabalho está em altíssima, você pode conseguir um salário inicial de R$1800,00 (estado de São Paulo - fonte: Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo).
As melhores faculdades para se ingressar são: UFRGS, Udesc, UFSC, Unicamp, Unesp, USP (segundo revista Guia do Estudante).

Agora, trago mais uma entrevista com outra professora minha, de Educação Física, Natasha. Particularmente, eu amo Educação Física, acho a matéria mais legal do colégio. Fico a semana toda esperando chegar a hora da Educação Física, que, infelizmente, são apenas 50 corridos minutos. Então, quando chega, eu aproveito e muito! rs

1- Qual a faculdade e o curso que estudou?
Universidade Gama Filho - Educação Física.

2- Você achava que o seu curso demonstrava ser de um jeito e após cursá-lo, percebeu que era outro? Se sim, o que foi? (com relação a matéria, ao que você pensava, o que os outros falavam).
Não, por ser um curso da área biomédica, sempre soube que deveria estudar por completo a anatomia humana e os desportos pertinentes a área de Educação Física. E a graduação se desenvolveu exatamente da maneira que eu imaginava!

3- O que você mais gosta na sua profissão? E o que não gosta? Por quê?
Amo a minha profissão por completo; mas a melhor parte é a contribuição para uma melhor qualidade de vida e um maior bem-estar dos meus alunos. Bem, a única parte que posso relacionar como "ruim" é o desgaste físico.

4- Já pensou em mudar de profissão? Se sim, por quê?
Não!!!

5- Por que escolheu esta profissão?
Além dos meus pais serem professores de Educação Física, sempre fui atleta e sempre gostei muito da área!

6- Qual é a sua expectativa para os jogos Olímpicos Rio 2016?
Que nós consigamos implantar uma ampla instrutura que nos possibilite organizar de forma impecável as Olimpíadas da nossa cidade e que esta deixe como legado o aumento da prática desportiva e o aumento no incentivo do desenvolvimento de novos atletas dos esportes de alto nível!

7- Você pensa o quê quanto ao estímulo do esporte no país? E no meio escola, a prática está perto ou distante do ideal?
Que este vem crescendo bastante de uns anos pra cá, mas que ainda precisa aumentar muito até o ponto em que toda a nossa população tenha acesso de forma gratuita à prática de esportes.

8- Você pratica alguma atividade física além de dar aulas?
Sim, faço natação, musculação e corrida!

Espero que vocês tenham gostado da matéria de hoje, se tiverem dúvidas ou quiserem formular perguntas para serem respondidas pela professora, digam nos comentários. E se quiserem saber de algum curso específico, é só dizer também!
Beijos,

0 comentários: