02 abril 2012

7 paraísos literários que você adoraria visitar


Quando temos em mão a obra de um bom autor, é muito provável que de tão envolvidos com a história ali presente, acabemos sentindo as mesmas emoções das personagens, vivenciando os mesmos instantes de dor e de alegria e também, inevitavelmente, viajando pelos diversos lugares que um livro pode possuir.

A leitura em si já pode ser considerada uma viagem e na Literatura não há limites para os turistas. Podemos ir desde algum lugar de São Paulo até o extremo sul da China, dos Estados Unidos a um mundo encantado oculto por árvores antigas, da Inglaterra a reinos paralelos e esquecidos, do presente para o passado, do passado, por sua vez, ao futuro em alguns minutos...

Através dessa vivência, conhecemos aqueles lugares inesquecíveis que realmente deveriam existir em nossas mentes de fãs. Pensando nisso, selecionei a dedo 7 paraísos literários que todos adoraríamos poder visitar quando o mundo aqui fora não é tão interessante ou fantasioso.

1. Hogwarts - Harry Potter

A geração jovem há de convir que Hogwarts nos abrigou em suas torres por uma boa quantidade de anos e agora nos faz uma tremenda falta com a despedida dos inesquecíveis Harry, Rony e Hermione.
Entre as paredes do enorme castelo, muitas coisas ocorreram. As primeiras descobertas dos bruxinhos, suas travessuras de infância, as aventuras pela câmara secreta e em tantos outros cômodos, reuniões na madrugada, as visitas proibidas ao 3º andar e à seção reservada da biblioteca, os primeiros beijos roubados na adolescência... Hogwarts tem gosto de vida, de magia, de segredo e de felicidade. E sempre estará de portas abertas a todos nós.

2. País das Maravilhas - Alice no País das Maravilhas

Conheci o País das Maravilhas na infância e logo me encantei com a possibilidade de um mundo que poderia ser acessado através de um buraco qualquer em meio à terra. Encantei-me com as cores, com as formas e os tamanhos das florestas; com os animais esquisitos, cheios de trejeitos humanos; com as inúmeras poções que me fariam crescer e diminuir também; com os jogos da Rainha de Copas e a bondade da Rainha Branca...
Quem nunca sonhou em ser Alice e visitar o País das Maravilhas naquele momento sem cores da vida para tingir de vermelho as rosas alvas do reino?

3. Nárnia - As Crônicas de Nárnia

As aventuras dos irmãos Pevensie nas terras de Nárnia são memoráveis. Cada pedaço do extenso lugar mostra uma faceta diferente, um clima que alterna e colore as paisagens. O inverno branco, o verde das florestas de árvores enormes, os mares rebeldes...
Quem é capaz de se esquecer do momento em que Lucy, por acaso, entra no armário e dá de cara com a neve, com um sátiro e uma história toda nova para ser vivida?

4. Winterfell - As Crônicas de Gelo e Fogo

Winterfell, como o próprio nome diz, é a terra do inverno, onde o frio é extremamente rigoroso e apenas os mais fortes a ele resistem. Seu povo tem um coração duro e uma braveza inigualável. Entre as casas de Winterfell, destaca-se a do clã Stark, que tem como símbolo o lobo gigante, representado por Eddard, o patriarca e Mão do Rei.
Seus jardins são imaculados e servem de recanto para cultos a diversos deuses e crenças. Também guardam muitos segredos dos que o frequentam e seguem os padrões gelados de todo o lugar, com cores igualmente frias e sombrias.

5. Terra Média - O Senhor dos Anéis

Muitos leitores que são calouros na obra de Tolkien se queixam das enormes descrições que lesam o ritmo de leitura da trilogia O Senhor dos Anéis. Não percebem, entretanto, o quão importante é conhecer e compreender a Terra Média através dos olhos do autor, que esboça, em sua narrativa, um mundo concreto e de diferentes facetas.
São cenários grandiosos, abundantes em água e florestas, com precipícios enormes, minas habilmente revestidas pelas mãos dos anões, vilas de elfos, como Valfenda, que têm um conjunto de belezas glorificadas, condados de hobbits e de todo o tipo de povo presente no universo de Frodo e companhia.

6. Acampamento Meio-Sangue - Percy Jackson

Raramente cito Percy Jackson por aqui, mas creio que desta vez a série fez merecer seu lugar. Naturalmente, afinal, todo leitor das aventuras imaginadas por Rick Riordan sonha acordado com a vida no Acampamento Meio-Sangue.
Poder fazer parte de um grupo de semideuses é uma honra e tanto, ainda mais com quartos segmentados para cada divindade que carregam suas características e poderes sobrenaturais. O acampamento também conta com amplo espaço para treinamentos e jogos na floresta, no lago, etc, etc, chegando até ao submundo, que é assunto para outra postagem.

7. Os Reinos - Trilogia Gemma Doyle

Não é segredo para os leitores do blog a paixão que tenho pela trilogia Gemma Doyle, da autoria de Libba Bray. E para todos aqueles que conhecem a história e se encantam com ela, Os Reinos tornam-se referência de paraíso literário.
Quando Gemma e suas amigas visitam o lugar, podem ser o que quiserem, têm poderes para modificar suas aparências, para criar ilusões, transformar flores em joias e desfrutar de um mundo em que as mulheres são livres, em que podem andar descalças sem levarem broncas, em que podem amar livremente, sem receios, sem pudores. A ilustração acima é de fanart, tendo em vista que os livros não têm versões cinematográficas. Mas fica para a imaginação de cada leitor.

Uma boa terça-feira!



0 comentários: