28 abril 2012

Garota Replay, de Tammy Luciano

Título: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito (cortesia - parceria)
Número de páginas: 144
Edição: São Paulo 2012
ISBN: 978-85-8163-007-6
Gênero: Literatura brasileira; Juvenil
"Ali, me vendo, ou vendo alguém tão parecida comigo, com aquele astral tão vencedor, imaginei que poderia ter conseguido muito mais do que fiz até ali. [...] Nunca me imaginara tão bonita. Mas eu estava ali, na minha frente, inacreditavelmente linda, uma explosão de mim mesma."
Com sua publicação bem sucedida, Garota Replay, Tammy Luciano vem rendendo muitos comentários na blogosfera e nas redes literárias em geral. Após a leitura de algumas opiniões , consegui me manter neutra ao dar o pontapé inicial neste juvenil e, felizmente, fui surpreendida de bom grado com o que me foi apresentado.

Thizi é uma jovem comum cursando a faculdade, que tem pais ausentes em decorrência de constantes viagens pelo mundo, um melhor amigo adorável, Tito, e um namorado egoísta e infantil, Tadeu, que não contente com o relacionamento dos dois, passeia por boates a traí-la livre e abertamente sem seu conhecimento. Apesar das constantes discussões entre eles, a vida prossegue bem até o dia em que as traições caem por terra : Tadeu briga com Tito e depois sofre um grave acidente de carro com o amigo Gabiru. Toda a harmonia da vida de Thizi sofre um desequilíbrio e, repentinamente, ela não sabe como prosseguir, como lidar com tantos problemas, principalmente depois de ver a circular pelas ruas uma garota de aparência idêntica à sua, mais confiante e bem-sucedida, entretanto.

Diferentemente dos juvenis que costumamos ver, talvez a própria idade de Thizi, que não é mais uma adolescente, porém uma jovem adulta, influencie na maturidade e na narração descontraída de Tammy, o primeiro ponto positivo que me chamou a atenção. Com uma linguagem simples, moderna e cheia de reflexões, o leitor se enxerga nas dúvidas da protagonista, contestadora do sentimento amoroso, da amizade e dos rumos que a frágil vida toma. Aos poucos percebemos que o tempo em que Garota Replay é narrado tem um aspecto estritamente psicológico, oscilando na mente da protagonista e em meio aos diálogos com sua versão replay.
“Concluí, emocionada, que costumava escolher os caras errados, aqueles que nada têm a ver comigo, os péssimos no trato e que não fazem minha vida andar para a frente, destruindo minha paz. Isso eu precisava mudar imediatamente. Abaixo os errados, fora os blefes, adeus aos que mentem, tiram onda de pegador e só me querem para colocar em álbum de conquistas.”
Visto de um aspecto geral, o enredo nada tem de muito diferente, mas se faz característico em suas sutilezas, em seu descompromisso jovial e na presença de personagens adoráveis, humanas e que se conectam ao leitor como velhas amigas.

Como tiete de mocinhos, fiquei doce com cada palavra e cada ação de Tito, aquele melhor amigo com o qual todas nós, em algum instante da vida, sonhamos. Um jeitinho manso e uma lealdade incontestável, além da simpatia tipicamente abrasileirada farão dele sua paixão literária do momento. Thizi é uma protagonista diferente, que fica entre o limiar das que estamos acostumados a ver. Não é a coitada, nem tampouco a heroica e corajosa, disposta a enfrentar mares e tempestades para alcançar seus objetivos. Thizi é alegre, entretanto também passa por momentos de tristeza; acredita ser indecisa e se descobre, ao longo das 144 páginas, uma mulher mais resolvida e autoconfiante, disposta a crescer na vida e a se encontrar com um futuro conduzido por cada uma de suas ações.

Apesar de algumas previsibilidades em relação a certas personagens, Garota Replay esconde um final bastante inesperado , com uma mensagem sutil e direito a um sorriso estampado no rosto do leitor que devorou as poucas páginas curioso por essa história da mocinha que se redescobre a cada nova guinada da vida.
“Queria muito viver um grande amor, fosse lá como fosse um grande amor. Algumas vezes não tinha ideia, só sabia que seria lindo.”
Avaliação Geral: 
Nota de 5 (Muito Bom)
 Um bom sábado a todos,



0 comentários: