31 março 2012

Meu Querido Professor, de Nath Souza

Resenha da semana é uma coluna na qual Ana dá sua opinião a respeito do livro lido no momento, com direito a trechos e informações completas sobre a obra e o autor. Postada aos sábados.
Título: Meu Querido Professor
Autora: Nath Souza
Número de páginas: 90
Edição: Rio de Janeiro 2012
Gênero: Literatura brasileira; Romance juvenil

Muitas vezes, em meio ao ambiente escolar, algumas garotas acabam tendo tanta admiração por seus professores que o sentimento se torna algo maior, fora de controle e pode também, por que não, ser mútuo. A convivência escolar gera paixões complicadas e em Meu Querido Professor, conhecemos a história de 4 meninas que vivem situações românticas diferentes com seus mestres e se unem para conversar a respeito através de videoconferências pela internet.

Bruna, 17 anos, é apaixonada por seu professor de Física mas diz que ele nem a nota. Júlia, 19 anos, gosta de um professor da faculdade e tudo a leva a crer que é recíproco. Amanda, também 19 anos, não aguenta a insistência de seu professor de academia, que não a deixa em paz. Isabella, 21 anos, alega odiar seu professor de natação.

Tudo no livro tem um ritmo gostoso, fácil de se ler. Logo ao início, as meninas se conhecem em uma comunidade do Orkut e tomam a decisão de criar o clube para conversarem e compartilharem suas experiências: como são os seus professores fisicamente, quando começaram a sentir-se daquela forma por eles, a quantas anda o relacionamento e mais algumas respostas que inevitavelmente as levam a um clímax decisivo sobre o futuro de tudo.

O leitor certamente devorará o livro para descobrir o que acontece e sentirá saudade de Bruna, Amanda, Júlia e Isabella com suas confusões amorosas. Particularmente falando, adorei a história de Isabella e só lamentei por ter acabado tão rapidamente, dando a impressão de que faltou algo no meio, que foi tudo muito apressado e as 90 páginas insuficientes para acomodar a história.

Para uma publicação independente, a edição foi muito bem feita, caprichosamente decorada com fontes diferentes a cada início de capítulo e uma formatação meiga, extremamente feminina nas orelhas da capa e da contracapa. Na revisão, entretanto, é possível encontrar alguns poucos erros de ortografia ou mesmo de digitação que dificilmente escapam dos olhos dos leitores mais atentos.

Ao final, só posso desejar sorte e sucesso à Nath com a concretização de seu sonho, que as pessoas leiam Meu Querido Professor e apreciem sua história, lembrando-se dela como o conteúdo de um livro importante e memorável,  tão querido quanto cada um de seus professores.

Avaliação Geral:
Nota 3 de 5 (Bom)

Um bom final de semana a todos!


0 comentários: