08 maio 2012

Nas Sombras, de Jeri Smith-Ready

"Eu sabia que Logan abriria mão de carros, faculdade e comida por uma chance de se tornar uma estrela do rock. Ele venderia sua alma e não sentiria falta dela nem por um segundo. Porque, até que todas as pessoas no mundo o amassem, aquela alma não lhe servia para nada."
Em Nas Sombras, Jeri Smith-Ready capta os teores mais fortes e verdadeiros de uma juventude sonhadora, impulsiva e, acima de tudo, apaixonada. O leitor conhece aqui a história de Aura, uma adolescente de 16 anos que vive um romance há longo prazo com Logan, talentoso vocalista da Reeley Brothers e aspirante a astro do rock, seu melhor amigo desde a infância. Juntos, vivem um momento de empolgação com o sucesso da banda, além da importante decisão de darem um novo passo no relacionamento na noite em que o rapaz completa 17 anos. Tudo corre perfeitamente como planejavam, até o momento em que Logan, quase bêbado da festividade, começa a sentir-se estranho e, para reanimar  seu corpo, decide inalar a pequena quantidade de cocaína que lhe foi fornecida por uma gravadora interessada em seu trabalho. O efeito no organismo, desafortunadamente, é instantâneo. A combinação de álcool e da droga ilícita gera sinergia e o mata rapidamente, para pesadelo de Aura que, como se já não tivesse problemas em quantidade suficiente, é capaz de enxergar e conversar com fantasmas até o momento de sua partida, um dom que ela sempre negou e que não custa a se tornar sua esperança de manter-se ao lado do amado.

Um evento conhecido como a Passagem foi o que conferiu não somente à Aura, mas a todos os outros jovens nascidos desde aquele 21 de dezembro, 16 anos antes, a capacidade de ver os mortos que, por algum motivo, ainda não estão em paz com seus fins e precisam resolver problemas terrenos para ir embora de uma vez por todas. Ao contrário do que se lê em algumas ficções, na concepção de Jeri Smith-Ready, os fantasmas assumem a forma idêntica à do humano em questão no dia mais feliz de sua vida, contudo sem qualquer sensibilidade ao toque, plasmáticos e numa coloração roxa.
"Logan estava parado ao pé da cama, camisa aberta e cabelo desgranhado, exatamente como ele estivera havia alguns minutos.
Só que agora ele estava roxo."
Com todos os empecilhos do relacionamento, ainda que Logan e Aura não possam se tocar e sentir um ao outro, ainda que ele não possa visitar outros lugares nos quais não tenha estado em vida e acompanhar muitos acontecimentos novos na trajetória da moça, o amor os mantêm unidos com força. O contrário do que acontece com Zachary, um aluno novo da escola, muito simpático e interessado na amizade dos dois, estranhamente vivo.

Um primeiro aspecto a se ressaltar é o ritmo da narrativa, que transcorre rapidamente com as tantas problemáticas do enredo, um pouco melancólico, mas voraz como a sua própria juventude. Habilmente, desta forma, Nas Sombras mistura romance, sobrenaturalismos, boas doses de música e conceitos comuns sobre a morte e a vida que despertam diversas interpretações e pensamentos de seu leitor sem escassez ou excessos, tudo numa medida ideal para despertar a atenção do público-alvo.

Como em muitas outras ficções juvenis, há aqui a presença de um triângulo amoroso. Não daqueles repentinos nos quais o autor praticamente obriga seu leitor a aceitá-los, mas sublime, que se desenvolve lentamente e é rondado por diversos fatores externos, envolvendo especialmente o turbilhão sentimental de Aura, confusa por ainda estar apaixonada por seu namorado e atraída por um garoto real. Igualmente bem sucedida é a formação das personagens com suas particularidades e uma humanidade palpável. Com o tempo, apesar de todos os fatos, passei a me sentir na pele da própria protagonista, narradora da história, e desenvolvi certa afeição por Logan, tamanha a paixão que cultivaram com o tempo em vida e a força que tiveram para mantê-la em sua morte. Mas engana-se aquele que pensar que Zachary fica para trás, muito opostamente, este talvez será o conquistador da maioria, tamanha a sua doçura e paciência em esperar pela jovem.

Coadjuvando a problemática neste primeiro volume, temos a busca de Aura pelas respostas do mistério que envolvem o acontecimento da Passagem e o sumiço de seu pai desconhecido, além da participação de outras personagens que provavelmente virão a ter mais importância numa eventual continuação.

Num apanhado geral, trata-se aqui de um livro interessante, criativo, intenso e eloquente, com voz própria muito clara em meio aos tantos lançamentos do segmento que prometem os mesmos fins. Aos leitores que eventualmente buscarem por novidades e emoções no gênero fictício, deixo minha sincera indicação de conhecer a história destes que se ligam em morte e em vida, apesar de todos os contratempos, na luz e Nas Sombras.
"- O mesmo se aplica às respostas que você procura - disse ela. - Você não vai encontrá-las encarando as perguntas fixamente até seus olhos caírem. Elas vão aparecer quando você estiver olhando para outra coisa. - Colocou a mão macia sobre meu ombro. - Mas vão aparecer."
Informações técnicas
Título: Nas Sombras
Título original: Shade
Autora: Jeri Smith-Ready
Tradução de: Rodrigo Abreu
Editora: Galera Record - cortesia
Número de páginas: 335
ISBN: 978-85-01-08821-5
Gênero: Ficção juvenil americana

Jeri Smith-Ready é escritora e já recebeu alguns prêmios por seus livros de ficção adulta. Atualmente mora em Maryland, nos Estados Unidos, com o marido, dois gatos e o cachorro mais pateta do universo. Seus planos de salvar o mundo ruíram no dia em que percebeu que estava mais para uma encrenqueira do que para salvadora da pátria. Para não arrumar problemas, mantém sua veia dramática estritamente no campo ficcional. Os amigos e familiares ficam felizes com isso. Como muitos de seus personagens, Jeri ama música, cinema e ficar acordada até muito, muito tarde.

Uma boa terça-feira a todos,

0 comentários: