05 maio 2012

Um Mundo Chamado Timidez, de Leanne Hall

"Não acredito como ela é engraçada. Tirei a sorte grande aqui. Se eu fosse uma pessoa diferente, se minha vida fosse menos complicada, se tivesse mais a lhe oferecer do que apenas tristeza, se não me sentisse tão cansado do peso do mundo todo me pressionando, então este seria o momento em que eu tentaria beijá-la. - MeninoLobo"
Em Um Mundo Chamado Timidez, tudo é diferente daquilo que se espera. Para começar, eu nem sequer sei classificá-lo corretamente em gênero, além do comum rótulo de juvenil que muitos outros recebem. Aos leitores que eventualmente se interessarem, indico que comecem a leitura sem julgamentos prévios. O livro de Leanne Hall, de uma forma ou de outra, veio para surpreender.

MeninoLobo e MeninaSelvagem se encontram e se reconhecem na madrugada, numa boate agitada em Panwood. Ele, um jovem misterioso e de beleza exótica que carrega um fardo de dor e solidão e que uiva espontaneamente para o luar; ela, uma moça corajosa e rebelde, cheia de problemas e disposta a viver momentos inesquecíveis. Juntos, na noite infinita e perigosa de Timidez, eles compartilham seus medos e segredos mais ocultos da alma, vivendo aventuras inimagináveis e criando um forte elo que os une de maneira doce e sincera.

Em meu primeiro contato com este livro tão distinto, não pude deixar de lembrar de um autor muito consagrado na literatura mundial que carrega traços de estilo semelhantes. Um Mundo Chamado Timidez remete, em vários aspectos, à escrita de Neil Gaiman, autor da série SandmanCoraline e Lugar Nenhum (já resenhado aqui), por exemplo, cheia de elementos góticos, obscuros e fantásticos em meio ao mundo humano comum, o que muitos críticos caracterizam como fantasias urbanas.

A narrativa aqui oscila entre a perspectiva das duas personagens principais, MeninoLobo e MeninaSelvagem, o que nos ajuda a compreender os sentimentos curiosos e repentinos que surgem entre os dois desconhecidos, tão próximos em tão pouco tempo. Ele, que na verdade se chama Jehro, contudo prefere seu codinome, sempre introspectivo, acaba se deixando encantar pela maneira descomplicada com que ela, Nia, leva a vida tão miserável e sem perspectiva do distrito de Panwood.
"Nunca entendi toda essa merda de esses-são-os-melhores-anos-da-sua-vida. Se isso é o melhor que dá pra ficar, então, talvez eu queira desistir já. Deixe-me ir para o oásis tremeluzente do mundo adulto. - MeninaSelvagem"
Uma característica admirável na obra da autora e também surreal, às vezes, é o fato de que, em apenas algumas horas, o tempo em que transcorre o enredo deste primeiro livro, o casal compartilha lembranças que os marcam provavelmente por toda a vida. Nas 220 páginas de Um Mundo Chamado Timidez reside a história de apenas uma madrugada eletrizante e obscura, externa e interna na qual as personagens se deparam com crianças viciadas em açúcar, piratas, ciganos e um médico extravagante e assustador que se interessa pelas estranhas habilidades que MeninoLobo desenvolve juntamente com seu uivo gutural. O ritmo do livro, em geral, é muito bom, rápido, bem próprio para jovens, além de alguns elementos característicos de uma rebeldia típica, como a presença notável de alguns palavrões e também o lado ruim, dos vícios em drogas, bebidas e cigarro.

Provavelmente por ser o volume introdutório de uma série, o que eventualmente pode vir a causar problemas é o espaço em que cabe a fantasia do livro em meio ao mundo comum. Nessa parte, por seu estilo intimista e metafórico, a autora não soube situar o leitor sobre as origens daquele mundo estranho na nossa realidade. Timidez é uma cidade na qual o sol não nasce mais e que carrega criaturas próprias da escuridão, além de estabelecimentos típicos do sobrenatural. Em seus limites, todavia, ficam cidades humanas comuns e as duas parecem conviver pacificamente, sem que nada seja explicado, além do próprio mistério que envolve MeninoLobo, o que faz, entre outras coisas, com que eu não saiba caracterizar a obra de Leanne Hall. Nesse ritmo de surpresas, não sei o que esperar do próximo volume, mas é inegável que há um bom gancho para a continuação, tantas as lacunas que ficaram incompletas.

Numa história que mistura, no negrume da noite, sonhos, desilusões, medos e certezas, Um Mundo Chamado Timidez encontra, ao lado de suas personagens, lições de libertação e aceitação que as tornam mais fortes e destemidas mas, essencialmente, acabam lhes dando esperanças de luz nas incertezas de um amor meio estranho, fantástico e todo particular.
"Existem mudanças que se insinuam lentamente em você e mudanças que o dilaceram, de modo que você nem mesmo saiba mais quem é."
Informações técnicas
Título: Um Mundo Chamado Timidez
Título original: This Is Shyness
Autora: Leanne Hall
Tradução de: Elisa Nazarian
Editora: Leya - cortesia
Número de páginas: 220
ISBN:978-85-8044-029-4
Gênero: Juvenil; Ficção Australiana

Leanne Hall vive em Melbourne e trabalha em uma livraria independente na área infantil. Em 2009, ela venceu o Text Childrens and Young Adult Writing Prize com Um Mundo Chamado Timidez, seu primeiro romance. O livro foi vendido para sete países e se tornou um best-seller. Agora a autora prepara-se para lançar a sequência Queen of Night.


Um bom sábado a todos,

0 comentários: