30 junho 2012

Nós Somos os Senhores do Clima, de Tim Flannery

Tratar de aquecimento global é extremamente complicado num mundo em que novas teorias surgem a cada momento, enfatizando e, noutros casos, refusando o que nos tem sido ensinado nas escolas desde que nos entendemos por gente. Tim Flannery, o autor de Nós Somos os Senhores do Clima - ao contrário de alguns especialistas brasileiros como Ricardo Augusto Felício, doutor em Climatologia na USP, que alega não estarmos vivendo todo esse caos ambiental - vem para defender e alertar seu leitor sobre os problemas que o aquecimento pode vir a causar num mundo em que tudo gira em torno de capital, lucro e consumo.
"Agora a terra pode perder muito mais com o aquecimento rápido do que o mundo de 55 milhões de anos atrás. Naquela época, o aquecimento encerrou um período geológico, enquanto nós, por meio de nossas atividades, podemos provocar o fim de uma era inteira."
p. 56

Logo ao segurar um exemplar do livro em questão, nota-se que a sustentabilidade está presente nele em altos teores, tendo seu espaço até mesmo na capa, feita de papel reciclável mais resistente, como pede a ocasião. Daí somos levados a conhecer o conteúdo do tema que é por si extremamente amplo e, em alguns momentos, específicos demais, podendo ser cansativo para leigos.

Com uma linguagem bastante científica, o autor disserta sobre o aquecimento global explicando tudo em minúcias, desde seus antecedentes mais distantes, iniciando a história do mundo e cada processo que nos trouxe até a era moderna. Fala-se da evolução humana e de como o processo populacional se deu, prejudicando algumas áreas mais que outras; das primeiras florestas a surgir no planeta e dos seres vivos mais antigos, encontrados no famoso Bosque de Matusalém, na Califórnia. Apesar de ter certo foco na situação australiana (origem do autor) e, como é de praxe, estadunidense, Tim Flannery também expõe os problemas enfrentados na China e na Índia, por exemplo, pelas altíssimas emissões de dióxido de carbono e no desmatamento acelerado da Amazônia que, segundo parte da sociedade científica, é o verdadeiro pulmão do planeta Terra.

Ainda que presente em uma pequena parcela do livro, mais importante que explanar a série de porquês que nos levam à situação agravante atualmente, em Nós Somos os Senhores do Clima, temos uma solução. Uma porção delas, na realidade: investir em energia eólica e solar; utilizar o modo verde de todas as empresas que o possibilitarem; evitar a compra de carros produtores níveis elevadíssimos de CO2 e, se possível, apostar nos novos híbridos; incentivar todos, no ambiente escolar, profissional e - por que não? - nacional a também adotarem essa nova postura. O que seria maravilhoso se não tão utópico em alguns casos ou em países específicos, como em nosso próprio Brasil, onde as prioridades são completamente distintas. Fala-se em aderir ao transporte público por opção enquanto muitas pessoas batalham pela compra do primeiro carro e pegam ônibus lotados todos os dias contra a própria vontade, em nome de nosso sistema extremamente falho. Fala-se em investir em energia limpa e sustentável enquanto que muitos milhões de brasileiros nem sequer têm saneamento básico em suas casas. Reclama-se das emissões de dióxido de carbono da Índia e da China quando os Estados Unidos, sozinhos, são os maiores poluidores de todo o mundo globalizado.
"Esta é a coisa mais importante que eu quero dizer: não é preciso esperar que o governo aja. Você pode fazer algo. Já existe tecnologia disponível para reduzir as emissões de carbono - em quase todas as casas do planeta."
p. 264
Apesar de ser uma leitura bem diferente daquela com a qual estamos acostumados (a maioria, creio eu) e de também apresentar certas contradições e regionalismos que a  prejudicam, Nós Somos os Senhores do Clima é informativo, detalhado e, ainda que não lhe convença, vai ensinar muito sobre a atual (e a antiga) condição terrestre, unindo todas as ciências biológicas e fatos amplamente estudados numa verdadeira tese a favor da preservação do planeta que, segundo palavras de Tim Flannery, deve começar a partir de já.

Informações técnicas
Título: Nós somos os senhores do clima
Título original: We are the weather makers: the story of global warming
Autor: Tim Flannery
Tradução de: Jorge Calife
Editora: Galera Record (cortesia)
Número de páginas: 271
ISBN: 978-85-01-07854-4
Gênero: Não-ficção australiana

Tim Flannery é um dos mais proeminentes pensadores e escritores australianos. Cientista, explorador e ambientalista internacionalmente aclamado, publicou numerosos trabalhos acadêmicos e mais de uma dezena de livros, pelos quais recebeu diversos prêmios. Colaborador freqüente da New York Review of Books e do Times Literary Supplement, lecionou durante um ano na prestigiosa Universidade de Harvard. Atualmente vive em Adelaide, na Austrália.




0 comentários: