19 julho 2012

Blogueiros literários: quem é quem em Harry Potter

Baseando-me na postagem do Duda, do Desilusões Perdidas, resolvi trazer para o blog um modelo parecido e muito descontraído em que cada personagem de Harry Potter é um estereótipo de blogueiro literário. Não apenas uma postagem humorada, mas também um tributo à série tão querida por todos nós.


Harry Potter
É aquele blogueiro que todos, sem exceção, conhecem. Cheio de fãs e também de pessoas invejosas à sua volta, tem um grupo seleto de amigos com os quais bate altos papos no Twitter, do qual todos os blogueiros tentam fazer parte com um retweet ou um comentário interessante. 


Rony Weasley
É meio largado, daqueles que posta todos os dias numa semana e na outra posta de 3 em 3 dias, mas é totalmente fiel aos seus leitores e ao seu blog, de alguma maneira, e mesmo com seu jeitinho descompromissado, acaba conquistando a simpatia de todos. Na hora do aperto, pode contar com ele.


Hermione Granger
Sabe aquela blogueira que leu todos os livros possíveis? É ela. Tendo resenhas escritas com maestria, é um pecado para a moça ver qualquer erro ortográfico, além de falta de organização, a qual despreza. Suas postagens são programadas com um mês de antecedência e vão ao ar todos os dias. Sabe que é boa e tem a autoestima bem elevada, contudo é moça de puro coração.



Neville Longbottom
Tinha tudo para ser o blogueiro top das baladas Harry Potter, porém tem um certo temor a chamar tanta atenção e, mesmo sendo ótimo blogueiro, prefere se manter no seu pequeno grupo de leitores que o admiram mais e mais a cada postagem. Constantemente esquece de responder os e-mails, e precisa de um verdadeiro lembrol em sua caixa de entrada.


Luna Lovegood
É daquelas com um layout preto ou azul escuro cheio de estrelas brilhantes, que alterna em seu blog resenhas sobre O Mundo de Sofia e textos sobre o cosmo e a amplitude do universo. Às vezes os leitores nada entendem do que ela escrevem, mas por escrever cada uma dessas coisas muito bem e por ter um jeito meigo, é adorada e constantemente recebe comentários sobre como é profunda.


Lord Voldemort
Nenhum livro recebido é bom para ele. O blogueiro Lord Voldemort não tem piedade e fala mal de todos mesmo. Despreza Nicholas Sparks; Meg Cabot é muito infantil; J.K. Rowling (risos) é comercial demais; George Martin tá pior que novela das oito; Shakespeare não sabia de nada; Tolstói é um chato; terminou de ler Ulisses e achou uma merda. Não tem amigos, mas um monte de seguidores que, incrivelmente, acham o seu desprezível ponto de vista louvável.


Bellatrix Lestrange
Adora escrever na Caps lock como uma louca desvairada. Suas resenhas não são tão boas quanto as do Lord Voldemort, todavia, como ele, adora falar mal de todos os livros e de todos os blogueiros.


Draco Malfoy
Tem dinheiro e compra livros da Rocco, mas suas resenhas não são muito boas. É líder do grupo de invejosos do blogueiro Harry Potter e, secretamente, deseja com toda a ardência possível hackear o blog do mesmo.


Severo Snape
Como diz o nome, severidade é uma de suas principais características. Quando gosta de um livro, deve ser bom mesmo. Quando não gosta, critica com todo o seu vasto vocabulário e, fique entre a gente, talvez não seja tão ruim assim. Ninguém se aproxima muito dele por medo, mas no final, descobre-se que tem um ótimo coração.


Sirius Black
Blogueiro grande, que adora divagar por gêneros literários de aventuras ou daqueles livros enormes que ninguém tem coragem de ler. É conselheiro ativo do blogueiro Harry Potter e integra seu círculo fechado de amizades.


Lilian Potter
Qualquer coisa que ela comente no Twitter tem 10 retweets, qualquer compartilhamento no Facebook, 20 likes. A blogueira Lilian escreve muito bem e é modesta mas, acima de tudo, tem carisma, carinho e dá atenção a todos os seus leitores. Não há quem não goste dela.


Alvo Dumbledore
Todos o respeitam, todos querem ser inteligentes como ele. Tem uma vaga ideia dos novos lançamentos editoriais e, com palavras extremamente rebuscadas, escreve resenhas geniais sobre clássicos que fazem todos crer que Machado de Assis e Dostoiévski são os caras.


Dolores Umbridge
O blog dela tem aquele layout pavoroso com rosa fluorescente, verde, laranja, azul, roxo e vermelho no meio, além de títulos com gifs de brilho que incomodam qualquer vista sadia. Ninguém gosta da coitada, o que parece ser recíproco, mas o blog da Dolores bomba de promoções e a galera vai no clima.


Ninfadora Tonks
É a descolada da blogosfera. Essa blogueira não tem papas na língua, mas também pode ser uma querida com aqueles que merecem. Lê romances da Jane Austen; noutra semana, não-ficções de correspondentes de guerra no Iraque; depois, clássicos russos; biografias de estrelas do rock e romances de banca. Sendo livro, tá valendo.


Fred e George Weasley
Escrevem juntos num blog massa. Os amigões da galera. Suas resenhas são um mundo de criatividade, cheias de gifs e muito sarcasmo. No Twitter, suas mentions estão sempre movimentadas e, mesmo com seu senso de humor às vezes ácido, é difícil não se render a eles.


Remo Lupin
É um blogueiro de respeito, rígido e um bom amigo. Adora fazer postagens ensinando sobre livros e compartilha-as com todos. Agora experimenta falar qualquer gracinha ou ofensa infundamentada sobre o blog dele ou sobre seus amigos blogueiros que ele vira lobo, literalmente.


Pedro Pettigrew
Deixa comentários irritantes com spam sobre promoções que rolam no seu blog. Finge ser amigo de todos, mas morre de rir quando alguém é plagiado ou quando o plagiador é seu amigo, que ele mesmo denunciou.


Molly Weasley
Essa é a blogueira mais velha, a qual já tem um filho ou até mais e, incrivelmente, carrega tanto carinho em seu coração que trata seus leitores como pupilos. Em coração de mãe, sempre cabe mais um. E nem pense em fazer mal àqueles dos quais ela gosta, pois vai xingar muito no Twitter.


Gina Weasley
Dizem que ela é famosa mas... Sei lá. Nem todos conhecem e às vezes falta aquele tempero especial de estilo textual às suas postagens. Ninguém entende muito bem o motivo, no entanto, o blogueiro Harry Potter a ama e vive dando retweet em suas mensagens. Fofis.


Rita Skeeter
É a fofoqueira oficial da blogosfera. Sabe de todos os bafos que estão rolando entre os blogueiros, de todos os lançamentos editoriais e de qualquer outra informação inútil. Se rolou briga por DM, ela sabe. Se alguém foi bloqueado por tal editora, é a primeira a descobrir. Se denunciam o plágio, bem... Foi ela. Debochada, nem todos gostam, mas poucos resistem a não fazer aquela visitinha marota ao seu blog para conferir as fofoquinhas.


Lilá Brown
Adora rosa e escreve resenhas-resumos. Tem uma mania terrível de colocar tudo no diminutivo: vai gravar sua "caixinha" de correiozinho, pra mostrar os seus livrinhos e as cartinhas coloridinhas dos seus amiguinhos fofinhos. Fofo é seu adjetivo predileto.


Parvati Patil
Levou um retweet do Harry Potter e achou que seria seu caminho para a glória. Logo foi esquecida, mas há quem goste.


Cho Chang
Essa daqui, na verdade, teve um momento de fama mais longo. Foi uma das primeiras comentaristas do blogueiro Harry e costumava ser respondida frequentemente, até Gina, seu amor 4ever aparecer e deixá-la de lado.


Colin Creevey
Não pode ver um livro que já pega seu iPhone para mandar fotinha pro Instagram. Antes gostava do Twitpic, mas é moderno. Fotografa livros com iogurte, tomando banho (?), no carro, na sala, comendo... Tá, livros não comem.


Fleur Delacour
É a blogueira top. No primeiro dia de blog já tinha 100 seguidores e domínio .com.br. Seu layout é invejado por todos com cores celestes numa cadência impressionante, suas redes sociais bombam e ela sempre está mais arrumada que muitos para ir ao shopping quando grava caixa de correio com sua câmera Nikon ou Canon 292726387283 megapixels.


Cedrico Diggory
É o bonitão popular da blogosfera. Faz resenhas curtas, não resiste a postar um release (que é mais fácil, néééé) e tem várias amiguetes no Twitter, mas não nutre atração por nenhuma em particular.


Sibila Trelawney
Essa é pragmática. Adivinha tudo antes que aconteça. Em 2006 disse que SABIA que o mercado editorial seria dominado por distopias juvenis nos tempos de hoje. Sabia que J.K. Rowling escreveria Harry Potter antes que ela mesmo soubesse. Sabia que não conseguiria parceria com a Intrínseca e sabia, também, que a sua colega conseguiria. Sabia que o livro novo do Nicholas Sparks era igual aos outros. Sabia que sua resenha estava muito boa. Sabia demais. Chata demais.

Uma boa semana potteriana a todos!


0 comentários: