27 maio 2013

Destino Sombrio, de Luís Dill

O tempo é, talvez, uma das questões existenciais que mais intrigam o homem. Também caracterizador ou descaracterizador de uma narrativa, vem sob o papel de protagonista em Destino Sombrio.

Dividida entre duas perspectivas que, por sua vez, narram fragmentos do passado, do presente e do futuro prestes a coincidirem, a história introduzida ao leitor é a de Gildo, um jovem que avança misteriosamente pela estrada, em clima de tensão, como quem tem algo a esconder. Paralelamente a isso, uma mulher conta algumas de suas desventuras amorosas em tom cáustico e aquele mesmo Gildo, no futuro, faz uma visita ao irmão e à cunhada, que acabaram de ter uma filha.

Num tom desconexo e aparentemente sem sentido, Luís Dill conduz seu romance de maneira genial, com a habilidade reconhecida de quem sabe contar histórias, até mesmo aquelas em que a simplicidade é palavra de lei. Em meio a conversas de bar, a uma festa qualquer, a uma visita à família e a muitas gírias típicas de jovens, o livro esconde algo deveras sombrio em sua essência, como aponta o título.
" - E outra - ela continua -, se eu não encontrar a minha metade da laranja, vou procurar minha metade do limão mesmo, botar açúcar, cachaça, gelo e pronto, tudo resolvido."
p. 81
O que provavelmente vai chamar a atenção dos leitores de primeira viagem, contudo, é o belíssimo trabalho de edição feito pela Editora Seguinte, o qual dialoga diretamente com a narrativa, conferindo a ela um tom ainda mais especial.

Fotos: arquivo pessoal






Luís Dill conseguiu reunir, enfim, em poucas páginas, uma daquelas histórias que surpreendem na medida certa e que, apesar de curtas, chamam a atenção por sua ousadia e por seu estilo evidente, impossível de não se reconhecer. Uma boa mistura de ironia e de suspense que até faz lembrar um conto que a gente lê num curto, curtinho espaço de tempo.

Foto: Leonardo Brasiliense
Informações técnicas
Título: Destino Sombrio
Autor: Luís Dill
Editora: Seguinte (exemplar cedido em parceria)
Número de páginas: 141
ISBN: 978-85-65765-06-0
Gêneros: Literatura brasileira; Infantojuvenil

O porto-alegrense Luís Augusto Campello Dill nasceu em 1965. Como jornalista, atuou nos mais variados meios de comunicação (rádio, jornal, tv), e atualmente é produtor executivo da rádio FM Cultura. Já publicou mais de vinte livros e participou de inúmeras coletâneas. Também é colaborador de jornais e revistas, e escreve roteiros para curtas e longas metragens. Possui o site www.luisdill.com.br, através do qual troca impressões com os leitores.


0 comentários: